terça-feira, 27 de outubro de 2009

A extração do carvão irá mudar


Por determinação do Ministério Público, a extração de carvão em nossa região não será mais efetuada através do uso de dinamite. As novas minas a serem abertas só poderão operar com o sistema de "extração contínua".

O sistema de extração contínua consiste no uso de equipamentos adequados para a função, operando hoje em algumas unidades das carboníferas Rio Deserto, Belluno, e outras. Esse método já está comprovado em países como Alemanha e Austrália, que tem um excelente índice de qualidade ambiental e geológica.

O uso de dinamite, como ocorre na atualidade, além de causar transtorno na superfície, provoca fissuras nas chamadas colunas de sustentação, que são estruturas deixadas propositalmente para sustentação das galerias, evitando o desabamento da mina posteriormente.

Quanto ao beneficiamento dos efluentes oriundos da extração mineral, o Ministério Público afirma que graças a utilização de equipamentos, tais como o espessador de lamela, áreas de decantação e tratamento, a situação melhorou sensivelmente. E que, futuramente, a tendência é de que essas águas não causem mais danos profundos ao meio ambiente.

Nas áreas em recuperação na atualidade, o trabalho da CSN, que não opera mais na região, é reconhecidamente significativo, mantendo uma equipe técnica residente e uma ação contínua em várias regiões, como a localidade de Poço 8, em Içara.

Para reintegração dessas áreas, os técnicos afirmam que onde houve contaminação por pirita é recomendável a recomposição por gramíneas, e não por árvores, incluindo o eucalipto, que vem sendo usado para esse fim, pois as fissuras causadas pelas raízes das árvores na terra, fazem com que a água da chuva carregue os contaminantes para os lençois freáticos.

A Atuação do Ministério Público, em conjunto com as carboníferas já possuidoras de uma nova visão de extração mineral, causa às comunidades localizadas em áreas de mineração, uma sensação de confiança de que é possível compatibilizar EXTRAÇÃO MINERAL, AGRICULTURA e MEIO AMBIENTE, SÓ DEPENDE DE QUEM FAZ.

Foto: Mina 7 - Santa Augusta - Criciúma - SC

Nenhum comentário: