sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Equipe do Projeto Quati e da Verde Natural participam do programa Comunidade em Ação

Na manhã de hoje, ainda em comemoração à semana da árvore, a Rádio Difusora, de Içara, transmitiu ao vivo da Praça Nereu Ramos o seu campeão de audiência Comunidade em Ação, apresentado pelo amigo e parceiro do projeto Tony Marcos. Na ocasião a equipe do Quati / Verde Natural, Geverson, Rafaela e Félix, realizaram um bate-papo a respeito do andamento do projeto, dando ênfase às árvores do Projeto Quati. O evento também contou com a participação da Famcri - Fundação do Meio Ambiente de Criciúma, que, na oportunidade, distribuiu mudas de árvores nativas, incluindo frutíferas. Isso mostra que estamos no caminho certo. Nunca se falou tanto em árvores frutíferas nativas. O meio ambiente agradece!

Duas árvores são plantadas no Parque Lagoa do Jacaré

Para celebrar o dia da árvore, duas figueiras foram plantadas nas margens da Lagoa do Jacaré no dia 21 de setembro. Na ocasião estavam presentes a ONG Sociedade Ecológica do Balneário Rincão, a Associação de Moradores e a Escola Estadual Melchíades Bonifácio Espíndola, que realizaram a distribuição de panfletos pelo local.

Venda de água em garrafa. Bom ou ruim para o meio ambiente?

Uma cidadezinha ao sudoeste de Sydney, na Austrália, ficou mundialmente conhecida nesse mês por proibir a venda de água em garrafas plásticas, pelo impacto ambiental causado e pelo consumo dos recursos naturais.

O site Boomerang mostra como essa discussão na pequena cidade começou. Uma empresa queria extrair a água localmente, levá-la para Sydney (capital da Austrália), onde seria engarrafada, e transportá-la de volta para vendê-la na cidade e em outros lugares. Isso fez com que as pessoas se dessem conta do impacto da água engarrafada.

Essa atitude dos moradores de Bundanoon iniciou um debate mundial sobre os efeitos sociais e ambientais da água engarrafada, aumentando o alerta vivido pela indústria de bebidas, que já vem sendo duramente questionada nos EUA.

Poluição sonora é questão ambiental sim!

A poluição sonora acontece quando um som é colocado a uma altura acima do limite saudável permitido. Dependendo da intensidade e frenquência de exposição, pode causar danos permanentes ao ser humano.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o limite para um som não causar prejuízos à audição humana é de 50 db (decibéis – unidade de medida do som), a partir desse valor, os efeitos negativos começam a surgir.

Por exemplo, segundo o site
Sua Pesquisa, o nível de ruído provocado por uma torneira gotejando é de 20 db, de uma conversa tranqüila é de 40-50 db, o secador de cabelo chega a 90 db, um motor de caminhão funcionando atinge 100 db, uma turbina de avião a toda rotação 130 db, show musical, próximo às caixas de som, pode ficar acima de 130 db.

A poluição sonora pode causar dificuldades para dormir, estresse, perda da audição, agressividade, dores de cabeça, entre outros fatores. O site
Onda Verde FM mostra como os efeitos negativos da poluição sonora podem refletir em nosso organismo e diz ainda o que devemos fazer para evitar o máximo a exposição a esses ruídos.

Planta da semana: COUVE

Nome Popular: Cove, kale (inglês), col (espanhol).
Nome Científico: Brassica oleracea L.
Família Botânica: Brassicaceae

Origem: Regiões do Mar Mediterrâneo (Costa Norte, Ásia Menor e Costa Ocidental Européia), cultivada no Brasil desde a época colonial.

Característica da Planta:
Formas:
- Ramoso (inflorescências laterais)
- Cabeça única (inflorescências central)

Cultivo: Época de plantio: o ano todo, de acordo com as exigências climáticas de cada cultivo.
Espaçamento: 100 a 70 cm entre fileiras e 30 a 50 cm entre plantas.
Plantio: em sulcos (10 cm de profundidade) ou em covas (10 a 15 cm de profundidade)
Faixa ideal de pH do solo: 6,0 a 6,5

Importância medicinal: A couve é um vegetal muito rico em Cálcio, Fósforo e Ferro, minerais importantes à formação e manutenção de ossos e dentes e à integridade do sangue. Contém ainda vitamina A, indispensável à boa visão e à saúde da pele; e vitaminas do Complexo B, que tem por funções proteger a pele, evitar problemas do aparelho digestivo e do sistema nervoso. Contém bioflavonóides e outras substâncias que protegem contra o câncer.

Estamos na LUA CRESCENTE

Influência considerada boa para a agricultura, nessa fase há bastante seiva no caule, ramos e folhas. Boa para plantar tomate, pimentão, feijão, vagem. pepino, abóbora, milho, arroz, árvores frutíferas, legumes e cereais.
Muito boa para fazer enxerto! O tomate, plantado agora, produz mais. As pencas ficam mais próximas, com mais frutos. Esta lua também tem forte influência sobre as marés. Portanto, bem vinda a Lua Crescente!

As árvores do Quati: GRUMIXAMA

Nome Popular: grumixameira, grumixama.
Nome Científico: Eugenia brasiliensis La M.
Família Botânica: Myrtaceae

Origem: Brasil – Mata pluvial Atlântica.

Característica da Planta: Planta pioneira. Com árvore de até 7m de altura, com tronco curto e copa de forma piramidal. Folhas duras, de coloração verde-escura. Flores brancas, pequenas, surgindo de setembro a novembro. Além de atrair abelhas e pássaros possui ótimas características para paisagismo pelo seu pequeno porte e formato da copa.

Fruto: Arredondados, achatados nas extremidades, com casca lisa, de coloração amarela ou roxo-escura, quase preta, manchada de vermelho na maturação. Polpa suculenta envolvendo 2 sementes esbranquiçadas, frutifica de novembro a janeiro.

Cultivo: Propaga-se por sementes e adapta-se bem em qualquer tipo de clima e solo, resistindo bem a geadas. Possui crescimento rápido. É bastante cultivada para a produção de frutos, saborosos e consumidos principalmente ao natural.

IMPORTÂNCIA MEDICINAL: É uma fruta indicada para benefícios de curar várias doenças, estimulante do apetite, reanimadora, combate males inflamatórios da boca, garganta, intestinos. O fruto é energizante, revitalizante e aumenta a excreção pela urina.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

PROJETO QUATI INICIA GESTÃO JUNTO À SECRETARIA DE EDUCAÇÃO


Iniciaram, na manhã de hoje, as conversações para estebelecer parceria entre o PROJETO QUATI e a Secretaria de Educação para propagação de aproximadamente 600 mudas de frutíferas nativas pelas escolas da rede pública municipal de ensino. Nos próximos dias, estaremos confirmando a parceria e divulgando a lista com as primeiras escolas selecionadas. Aguarde!

22 DE SETEMBRO, DIA MUNDIAL SEM CARRO

clique na logo para ampliar

O Dia Mundial Sem Carro é um movimento que começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20, e desde então vem se espalhando pelo mundo, ganhando a cada edição mais adesões nos cinco continentes. Trata-se de um manifesto/reflexão sobre os gigantescos problemas causados pelo uso intenso de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos grandes centros urbanos, e um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis - entre os quais se destaca a bicicleta.
fonte: site mountainbikebh.com
FAÇA SUA CONTRIBUIÇÃO COM O MEIO AMBIENTE, DÊ UM TEMPO PARA SEU CARRO...

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

ESCOTEIROS DE IÇARA PARTICIPAM DE ATIVIDADE EM LAURO MÜLLER

Ensinando a arte dos nós escoteiros.

Os membros do Grupo em Lauro Müller.

A Secretaria de Desenvolvimento Regional realizou em Lauro Müller, no dia 19, a Ação Força Tarefa. Com atividades culturais, recreativas e prestação de serviço à comunidade como emissão de documentos, cortes de cabelo, programas de saúde, cabendo ao Grupo Escoteiro a função de recreação às crianças e apresentação do escotismo aos adultos interessados. Também promoveu a distribuição de sementes de girassol e de árvores da mata atlântica. Durante o evento, um grupo de pessoas, incluindo ex-escoteiros de Lauro Müller, demonstraram interesse em reavivar a chama do movimento escoteiro na cidade, tendo em vista que alguns anos atrás, a cidade já teve seu grupo.

21 DE SETEMBRO, DIA DA ÁRVORE

Sêniores, na sede do Grupo, plantando um araçá.

Chefes e escoteiros plantando no Clube dos 50 .

O biólogo responsável pelo projeto fazendo sua contribuição com o meio ambiente.

O diretor-presidente do Grupo Escoteiro juntamente com sr. Valmor, dirigente do Clube dos 50, e escoteiros.


Antecipando o Dia da Árvore, o Grupo Escoteiro Djalma Escaravaco, no sábado (19), plantou 50 mudas de árvores no Clube dos 50, com sede no Jardim Elizabete, em Içara. Dessas mudas, 28 foram de espécies frutíferas nativas tais como goiaba, araçá, grumixama, pitanga entre outras, também foram plantados 22 palmiteiros. Mais uma ação do PROJETO QUATI se concretiza, e, atitudes como essa, o meio ambiente agradece. Participe, seja um hospedeiro. Entre em contato conosco através do e-mail ondaverdenatural@gmail.com ou pelos telefones 3432-6864 (Félix), 9628-1990 (Geverson) e 9954-8344 (Rafaela). Faça SUA parte!

21 DE SETEMBRO, DIA DA ÁRVORE

CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR

A partir de hoje, toda segunda-feira você irá acompanhar em nosso blog a localização das mudas do PROJETO QUATI no município de Içara. Também terá a sua disposição o nome dos hospedeiros das mudas em coluna própria. Entre em contato conosco através do e-mail ondaverdenatural@gmail.com ou pelos telefones 3432-6864 (Félix), 9628-1990 (Geverson) e 9954-8344 (Rafaela). PARTICIPE! Seja você também um hospedeiro e faça sua parte. O meio ambiente agradece!