sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Consulta dos níveis de emissão dos veículos novos brasileiros.

MMA e Ibama classificam carros por emissão de CO2 e poluentes.

Ao final da matéria você poderá fazer a consulta sobre a Nota verde e os indicadores de CO2.

O cidadão passa a contar com dois instrumentos para conhecer as emissões de gás carbônico e de outros poluentes por carros de passeios: a Nota Verde e o indicador de CO2.

Por enquanto, os dados disponíveis referem-se a modelos produzidos em 2008 e podem ser acessados pelos sites do ministério (http://www.mma.gov.br/) ou do instituto (http://www.ibama.gov.br/). Brevemente, as mesmas informações sobre emissões dos carros fabricados em 2009 também serão divulgadas.

A Nota Verde, criada pelo Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores – Proconve/Ibama, varia numa escala de 0 a 10. Quanto maior a nota de um carro, menor o seu índice de emissão de monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio.

Já com o indicador de CO2, o consumidor obterá informações sobre emissão de gás carbônico por quilômetro rodado pelo carro. A escala vai de 5 a 10, com uma casa decimal de precisão. Aquele que emitir menos CO2 receberá nota 10.

Consulta

Para fazer uma consulta simples, basta informar o ano, a marca e o modelo e automaticamente serão fornecidas a Nota Verde, a emissão de CO2 e os dados de teste do carro. A Nota Verde permitirá ainda comparação simultânea de até três marcas/modelos de carro. Se preferir, informe apenas o ano e terá a lista completa de todos os veículos com as respectivas Notas Verdes em ordem decrescente.

Para fazer a consulta clique AQUI

Fonte: Ibama

Árvore da semana: ANGICO


Normalmente são árvores de médio a grande porte, comuns em capoeiras ou na colonização de áreas abertas, no inverno perdendo totalmente as folhas. Possui tronco acinzentado, tortuoso e alto, com copa ampla de folhagem rarefeita, no total chegando aos 20-25 metros.

Não é difícil localizá-lo nos capoeirões e matas da região, onde é também chamado de "angiqueiro". Normalmente associada ao angico-branco, temos em floração nesta época o "manacá-da-serra" (Tibouchina pulchra), aqui chamado de "natalzeiro", com suas flores brancas e roxas colorindo as capoeiras na época do Natal.

Sua casca é rica em taninos sendo já amplamente utilizada em curtumes. Sua resina (goma) possui aplicações medicinais e industriais. Sua casca amarga pode ser antidesintérica e útil na cura de úlceras. É expectorante energético e com várias aplicações medicinais.

A tintura obtida de suas folhas é eficaz em golpes e comoções cerebrais. Possui madeira dura a pesada utilizável na construção naval e civil, dormentes de estradas de ferro, marcenaria, carpintaria, assoalhos e tetos, lenha e carvão.

No passado, madeiras mais nobres acabavam sendo utilizadas e os angicos relegados. Hoje, com a escassez das espécies utilizadas, o angico volta a figurar nas madeireiras como opção para construção civil e telhados.

Sendo rústicos e adaptados à terrenos secos, são recomendados para recuperação ambiental, crescendo muito bem em solos pobres e degradados, podendo ser útil ainda na arborização urbana e no paisagismo.

Fruta da semana: CARAMBOLA


A carambola é uma árvore ornamental de pequeno porte, de flores brancas e largamente usada como planta de arborização de jardins e quintais. Originária da Índia, e muito conhecida na China, foi introduzida no Brasil em 1817.

Plantada em quase todo o território nacional, começa a produzir frutos em torno de quatro anos de existência, dando em média duzentos frutos, podendo durar de cinquenta a setenta anos. A fruta parece uma estrela quando cortada e tem cinco gomos.

De sabor agridoce, cor variando do verde ao amarelo, dependendo do grau de maturação, rica em sais minerais (cálcio, fósforo e ferro) e contendo vitaminas A, C e do complexo B, a carambola é considerada uma fruta febrífuga (que serve para combater a febre), antiescorbútica (que serve para curar a doença escorbuto - carência de vitamina C, e que se caracteriza pela tendência a hemorragias) e, devido a grande quantidade de ácido oxálico, estimulador do apetite.


Seu suco pode ser usado para tirar manchas de ferro, de tintas e ainda limpar metais. Sua casca é utilizada como antidesintérico, por possuir alto teor de tanino - cujo poder adstringente pode prender o intestino.

Pessoas portadoras de insuficiência renal não podem comer carambola, pois esta fruta possui uma toxina natural que não é filtrada pelo rim. Portadores de diabetes devem consultar o médico antes de comer, pois podem sofrer de insuficiência renal e não saber.

Planta da semana: CÂNFORA

viburno na parte de cima e cânfora na parte de baixo

Originária da Ásia Oriental, particularmente da ilha de Formosa, Japão e China Meridional, as partes utilizadas são as folhas.

É indicada para contusões, dores musculares, reumatismo, frieira. Sendo conhecida, também, pelos nomes de erva-cavaleira, rabugem-de-cachorro, alcanforero.

Utilizada na terapêutica, a cânfora vem sendo substituída por outras substâncias, algumas de constituição química análoga, oriunda do petróleo.

Externamente é utilizado por suas propriedades revulsivas, a que se associa a uma ação anestésica local, em fricções, geralmente sob a forma de soluções alcólicas. Suas ações também são parasiticidas. Além de poder ser usada em aplicações nos casos de hemorragias uterinas e como vermífugo.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Maior apagão cortou energia de 18 estados brasileiros


O apagão ocorrido na noite de terça-feira a partir das 22h13min no Brasil e no Paraguai atingiu 18 estados brasileiros e quase todo o país vizinho. O relatório de segurança operacional do Operador Nacional do Sistema (ONS) indica que foram afetados 18 estados com o blecaute ocorrido no mesmo dia.

Em entrevista coletiva, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou que os técnicos concluíram que descargas elétricas (raios), ventos e chuvas na região de Itaberá (SP) causaram um curto circuito nas linhas de transmissão de Itaipu, interrompendo o abastecimento de energia.

O presidente da Eletrobrás, José Antônio Muniz Lopes, explicou que o sistema é planejado para que problemas pontuais como o de terça-feira sejam isolados. Assim, disse ele, o normal seria não haver queda nas linhas de corrente contínua. As cinco linhas pertencem a Furnas, que é uma das estatais controladas pela Eletrobrás.


Opinião do blog: Descargas elétricas, chuvas e ventos causaram curto circuito nas linhas de transmissão de ITAIPU?! Esse história não está bem contada...



Fonte: Jornal do Comércio
Clipping Siecesc

VERDE NATURAL, A VOZ DO MEIO AMBIENTE comemora 25 edições no ar


Um sonho com 25 edições no ar, bodas de prata! A parceria com a 104.9, a comunitária de Içara, iniciada há 25 semanas, quando ainda fazíamos parte da Onda Verde, rendeu frutos.

Hoje, orgulhosamente, o blog VERDE NATURAL e a equipe responsável comemoram a edição de número 25 do programa A VOZ DO MEIO AMBIENTE, que vai ao ar todas as sextas feiras, a partir das 9h, no programa Ação Cidadania, da nossa amiga Kelly Alves.

Atualmente, em Içara, nunca se falou tanto em Meio Ambiente e nas questões ambientais. E para nós do VOZ DO MEIO AMBIENTE, que temos a oportunidade de utilizarmos o rádio, como veículo de comunicação mais dinâmico na área, resta a certeza de que:

SENHORES OUVINTES, VERDE NATURAL - A VOZ DO MEIO AMBIENTE, NO AR!

Horto Florestal de Içara: o início de um trabalho pelo meio ambiente!


Tradicionalmente a magnífica área destinada ao horto florestal do município de Içara nunca foi tratada com a consideração e respeito que merece.




Atualmente, queiram ou não queiram, a questão ambiental é latente, necessária e, por que não dizer, educacional.


Uma comunidade que não se educa para as questões ambientais, estará sempre sujeita a um difícil trato para com o Meio Ambiente.


Todos reconhecem que a cultura ambiental, nos dias de hoje, deve ser necessariamente repassada aos alunos como disciplina na grade curricular, mas também aos adultos, que têm a gestão do meio ambiente nas mãos.


Causou-nos pena e preocupação a condição de desleixo, abandono e o descaso de como vem sendo gerido o horto municipal ao longo dos últimos anos.


Um espaço nobilíssimo a disposição das escolas, para o ensino da educação ambiental, desenvolvimento de projetos ambientais, como, por exemplo, o nosso PROJETO QUATI e, por que não, para pesquisas e estudos na área de biociências.


Outra atividade que poderia se realizar naquele espaço, seria a formação de jovens e adultos para a arte da horticultura e jardinagem. Portanto, que se defina logo a situação da Fundai e, uma ação mais efetiva da administração pública municipal para a questão ambiental em nosso município.

A Equipe Verde Natural estará sempre alerta para servir ao meio ambiente de Içara. E, em breve, aqui no blog, apresentaremos uma série de reportagens com sugestões de como pode ser operado um horto florestal. Aguardem...

Rumo ao altar, de maneira sustentável...


No final do último mês, Willian Cruz e Priscila Teixeira dispensaram o formato tradicional de casamento para fazer o ritual de maneira mais sustentável e, porque não dizer, aventureira. Sim, porque requer certa ousadia para ir até o cartório de bicicleta, enfrentando o famoso trânsito de São Paulo. Aliás, não só os noivos foram, mas todos os convidados.

Em seu blog, Willian divulgou que iria se encontrar com os padrinhos na Praça do Ciclista e, de lá, quem quisesse completar a trajetória poderia ir, desde que fosse de bicicleta.

Com placas e faixas afixadas nas magrelas e no espaço público com dizeres românticos, como “Para o meu amor passar” e “Unidos pela bike”, os noivos realizaram a cerimônia por avenidas e ruas afora com direito a traje de gala, pétalas de rosas vermelhas e balões. Tudo muito bonito!

E você? Casa, compra uma bicicleta ou aproveita para unir os dois?

Opinião do Blog: Muito Legal, nada melhor que fazer um Downhill nas escadarias da igreja!
Fonte: Planeta Sustentável

Poluição de canal em Balneário Camboriú com óleo de cozinha causa prejuízo de R$ 25 mil à prefeitura


A prefeitura de Balneário Camboriú teve prejuízo de cerca de R$ 25 mil com o trabalho de contenção e remoção do óleo vegetal que vazou nas galerias pluviais da cidade e atingiu o Canal do Marambaia, no Pontal Norte.

O acidente aconteceu no domingo, quando cerca de 20 mil litros de óleo vazaram de um depósito clandestino no Bairro Ariribá.

As despesas envolvem a confecção das barreiras de absorção e contenção, horas de trabalho normais e extras dos funcionários da Emasa e a contratação da empresa Ecosurb, que forneceu pessoal e equipamento especializado na filtração e sucção da água.

O dono do depósito que teria causado a poluição, Alcemir Miranda, afirma que irá cobrir os gastos que o município teve com a limpeza do canal.

O secretário do Meio Ambiente, André Ritzmann, disse que a fiscalização ainda calcula a multa que deverá ser aplicada, pois Miranda sequer possuía licença para o armazenamento do óleo de cozinha.

— É provável que esse óleo seja o que havia ficado nas paredes das tubulações. Agora está controlado, mas iremos manter duas barreiras de absorção no canal até o final de semana, como prevenção — completou o secretário.

Fonte: Fernando Arruda - Click RBS
Foto: Marcos Porto

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

PROJETO QUATI INICIA ENTREGA DE MUDAS NOS CEIs DO MUNICÍPIO

As primeiras mudas da parceria PROJETO QUATI e SECRETARIA DE EDUCAÇÃO foram entregues nesta quarta-feira (11) no Centro de Educação Infantil Aprendendo Brincando, no bairro Planalto, em Içara.

Ao todo, 12 árvores serão plantadas nas dependências da escolinha, sendo elas pitangas, araçás e grumixamas.

O CEI, que passou por uma reforma recentemente, possui um amplo espaço no pátio, que será arborizado com as frutíferas natvas do projeto.