sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Laptop feito de papel reciclado chama atenção


A preocupação com o meio ambiente anda sendo uma inspiração e tanto para os designers. A mais nova invenção, projetada por Je Sung Park, é o Recyclabe Paper Laptop, um laptop feito com papel reciclado, como o próprio nome nos permite concluir.

O produto funciona como qualquer outro computador. A diferença está na sua confecção: ao invés das peças eletrônicas serem protegidas por materiais de plástico ou metal, elas são embaladas por papelão.

A “capa”, claro, é muito menos duradoura, mas por ser feita de um material mais fácil de se reciclar, Je Sung aposta que é mais simpática ao meio ambiente. Será?

Fonte: Planeta Sustentável

Greenpeace apresenta o ranking verde das empresas de eletrônicos


A cada três meses a ONG Greenpeace realiza um estudo para rankear as empresas do setor de eletrônicos em uma série de fatores “verdes” como o material utilizado, toxicidade, reciclagem, etc. Nós já falamos da décima edição da pesquisa e da décima-primeira neste blog e agora trazemos a décima-segunda que acaba de ser anunciada.


- A Nintendo continua em último lugar, realmente não parece ligar para o meio ambiente.

- A Fujistu que não havia sido incluída no ranking anterior, talvez fosse melhor ter ficado de fora, ao menos para a empresa já que aparece na penúltima posição.

- A Lenovo teve piora no ranking e por outro lado a HP melhorou seu índice, assim como a Dell que teve uma discreta melhoria.
- Já a Sony apresentou significativa queda enquanto Panasonic, Acer e Sharp melhoraram seus indicadores.

- Philips, Toshiba e Motorola tiveram pequena redução enquanto LGE fez o movimento contrário.

- O destaque fica então para a Sony Ericsson que teve significativa melhora, ficando mais próxima a Samsung que teve pequena evolução e a Nokia que continua na primeira posição.



Fonte: Greenpeace

Fruta da semana: UVA


A uva é uma fruta altamente energética por ser rica em carboidratos, apresentando também pequenas quantidades de vitaminas do Complexo B e vitamina C.

Pela sua quantidade de água e sais minerais, ela ativa os rins aumentando a eliminação de urina. Além de suave laxante, essa fruta atua contra várias enfermidades do intestino, do intestino, fígado, abdome, vômitos e amargo da boca, além de estimular as funções cardíacas.

As folhas de uva, secas e trituradas e aplicadas em compressas, aliviam dores de cabeça, inflamações e sensações de ardor de estômago. Tomadas em forma de chá, elas aliviam sintomas de menopausa, combatem acnes (espinhas) e hemorragias.

As uvas passas são eficazes contra a tosse crônica e desinterias. Zumbido dos ouvidos, insônia e outras afecções de caráter nervoso também desaparecem depois de se ingerir regularmente as uvas passas, devido ao seu poder calmante.

Ricas em açúcar, as uvas só não são recomendadas aos diabéticos e aos que fazem regimes de emagrecimento.

Quando em bom estado, conservam-se em geladeira por uma semana.

Fonte: Vitamina e Cia

Erva da semana: MELISSA


Partes utilizadas : Folhas secas (partes aéreas

Efeitos da melissa: Sedativo, calmante, espasmolítico, digestivo, sonífero.

Indicações da melissa: Problemas do sono, estresse, ansiedade, nervosismo, problemas digestivos, asia e queimação do estômago.

Formas de usar:

- Chá de melissa (infusão de melissa)
- Cápsulas à base de melissa
- Óleo essencial de melissa
- Tintura de melissa
- Creme de melissa (contra a herpes labial)
- Água de melissa

Planta da semana: CHUCHU


O chuchu tem quantidades consideráveis de Niacina, uma das vitaminas do Complexo B, que promove o crescimento, contribui para a saúde da pele e estimula o apetite.

Esta hortaliça contém ainda pequenas quantidades de Cálcio e Fósforo, que contribuem para a formação dos ossos e dentes e evitam a fadiga mental.

O chuchu está bom para compra quando apresenta cor verde-claro, encontra-se firme e sem marcas escuras ou picadas de insetos. Nesse estado, pode ser conservado em geladeira de 2 a 3
semanas.

Ele pode ser preparado sob a forma de saladas, refogados, suflês ou para dar consistência cremosa em recheios.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

ONU PROMOVE CAMPANHA PARA SABER COMO O BRASILEIRO ESTÁ CUIDANDO DO MEIO AMBIENTE

Desde outubro de 2009, a campanha ONU Verde, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), está incentivando brasileiros a contarem o que eles fazem para cuidar do meio ambiente.
Para participar, basta fazer até três fotos ou um pequeno vídeo de no máximo 30 segundos, além de um pequeno relato de até 100 palavras respondendo à pergunta “O que você está fazendo para cuidar do meio ambiente?”.
O material deve ser produzido a partir de aparelhos celulares e publicado pelo próprio participante no site da campanha. Depois de enviar suas sugestões, o participante receberá um certificado online, da ONU, com a frase: “Eu faço minha parte”.

A campanha ficará no ar até 1º de junho de 2010, quando um Comitê de Seleção — composto por cinco representantes das agências e programas do Sistema ONU no Brasil — escolherá as 10 fotos e os cinco vídeos que melhor traduzam o tema da campanha. O resultado estará disponível nesse site a partir do dia 5 de junho 2010.

Fonte: Instituto Akatu

EUROPEUS IMAGINAM TER DESCOBERTO A CURA PARA HEMORRÓIDA


Um extrato antioxidante tirado da casca de um tipo de pinheiros franceses tem propriedades que podem curar os sintomas agudos e crônicos das hemorróidas, também previne os ataques de hemorróidas, segundo afirmou um estudo realizado por cientistas da Universidade de D'Annuncio, Itália, publicado nesta terça pela revista Phytotherapy Research.

"Os fármacos de aplicação direta, as mudanças no estilo de vida e a higiene cuidadosa são necessários para controlar os sintomas das hemorróidas", assinalou Peter Rohdewald, um dos autores do estudo.

O extrato foi extraído de um pinheiro que cresce ao longo da costa sudoeste da França em uma combinação de procianidinas, bioflavonoides e ácidos orgânicos.

Os testes do fármaco foram feitos em um grupo de pacientes durante duas semanas e seus resultados confirmaram que sua eficácia tanto através da via oral quanto em sua aplicação tópica, indicou o relatório.

Além disso, com a administração do extrato foi reduzida a perda de dias trabalhados por conta da doença, assim como as complicações e custos do tratamento.


Fonte: Ambiente Press

CASANDO COM LATINHAS DE ALUMÍNIO...


Quanto custa fazer um casamento não muito extravagante? Para o casal norteamericano Pete e Andrea, 400.000 latinhas de alumínio.

Os dois fizeram a conta de que, com a reciclagem de 5 mil toneladas do material, conseguiriam 3.800 dólares, quantia suficiente para a cerimônia – marcada para o dia 31 de julho – com direito a jantar, uma decoração simples, flores, fotos, cervejas e um bolo.

Os moradores de Spokane, cidade onde mora o casal, no estado de Washington, têm entrado em contato com eles para doar suas latinhas usadas. Mas quem mora longe e se simpatiza com a ideia dos apaixonados também pode reciclar as latas que tem em casa e envie o dinheiro arrecadado aos dois.

Acompanhe o esfoço deles pelo site
Wedding Cans.

É ou não é uma boa maneira de juntar as escovas de dente de um jeito ambientalmente correto e economicamente viável?


Fonte: Planeta Sustentável