quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Inseticida natural é desenvolvido em Londrina

A limpeza nos criadouros é feita por uma bactéria comum e de nome complicado: bacillus thurigiensis. Engolida pelas larvas, ela libera proteínas que se tornam tóxicas, matando o inseto.

“É uma bactéria que tem um modo de ação extremamente específico por isso ela é utilizada no mundo todo no controle de insetos”, diz Gislayne Vilas Boas, bióloga.

Nos laboratórios da universidade estadual de Londrina, as bactérias são isoladas e multiplicadas, num processo que demora três dias.

O resultado é um inseticida ambientalmente correto que não tem cheiro nem é tóxico para pessoas e animais.

Depois o bioinseticida concentrado é diluído em água e está pronto para ser aplicado com as bombas comuns. O efeito é rápido. Segundo os pesquisadores, as larvas começam a morrer em 15 minutos.

“O efeito dele é aproximadamente 100% do controle dos mosquitos da dengue”, diz um pesquisador.

Uma fábrica de fios de seda, em Londrina, é uma das pioneiras no uso do bioinseticida. A aplicação é feita no lago de tratamento da água usada na empresa. São seis litros por semana e, segundo a direção, adeus mosquitos.

“O resultado é satisfatório porque a gente não tem volume de mosquito voando, então é bem controlado”, diz um representante da empresa.

Quem quiser comprar o bioinseticida é só ligar para laboratório da Universidade de Londrina: (43) 3371-4666.

Fonte: Portal G1

PAÍS BATE RECORDE NO CONSUMO DE ENERGIA

O consumo de energia elétrica no país atingiu a marca recorde de 68.761 megawatts (MW) às 14h42 de ontem, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

A carga supera a máxima anterior de 67.774 MW, registrada na segunda-feira pelo Sistema Interligado Nacional (SIN), que reúne 96,6% da capacidade de produção de eletricidade no país.

O ONS diz que o maior consumo se deve aos aumentos das temperaturas no Brasil. Recordes de demanda também foram apurados ontem no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, de 42.690 MW às 14h42, e no subsistema Sul, que registrou uma carga de 12.727 MW às 14h38.


Fonte: Portal Último Segundo