sábado, 19 de setembro de 2009

RETIFICAÇÃO...CÃO AMIGO

A data da caminhada em prol da campanha pela posse responsável do Projeto Cão Amigo que seria realizada no dia 04/10, foi remarcada para o dia 17/10, permanecendo o mesmo horário e percurso.

PRESERVE A NATUREZA!

O mundo está em suas mãos. O que você pode fazer por ele?

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

ESCOTISMO, UMA OPÇÃO DE LAZER!

Vídeo produzido pelo Chefe Escoteiro Kinho

Estimativa do clima para Içara


O tempo na região de Içara/SC apresentará uma nebulosidade intensa nesta sexta-feira (18/09) e, com isso, a tendência da chuva é se estender até a tarde de sábado (19/09), melhorando gradativamente, com nuvens baixas e pouca possibilidade de chuva para o domingo.
A temperatura se manterá agradável, entorno dos 20ºC a 25ºC. Ventos moderados no período da manhã, mantendo-se com pouca intensidade até o final de semana.
A umidade permanecerá alta e com isso existe a possibilidade do solo permanecer enxarcado devido as chuvas desta sexta-feira.

Planta da semana: BABOSA

Nome Popular: Aloé, Aloé-candelabro, Babosa-de-arbusto.
Nome Científico: Aloe arborescens Mill.
Família Botânica: Liliaceae

Origem: Sul da África

Característica da Planta:Planta com caule ereto, com cerca de 1,50 m de altura, semilenhoso, nodoso, verde-claro e esguio. Suas raízes são longas e pardas.
As folhas são carnosas, de até 50 cm de comprimento, com fortes dentes verdes e espinhosos. São sucosas, inodoras e de sabor amargo.

Fruto: Os frutos são constituídos de cápsulas pardo-escuras, e as sementes são numerosas, achatadas e escuras.

Cultivo: Não são exigentes quanto ao solo, desde que este seja drenado e permeável (arenoso e areno-argiloso), mas são sensíveis à acidez do solo. Solos com abundância de matéria orgânica devem ser equilibrados com boas doses de nutrientes minerais: potássio, cálcio, fósforo e magnésio.

Clima: É planta característica de climas tropicais e subtropicais. Deve ser cultivada em locais protegidos de geadas e de ventos frios, gosta de sol, não se dando bem à sombra ou meia-sombra e requer o uso de quebra-ventos. A aloevera é a mais exigente quanto ao calor.

Método de Propagação: O mais usado e prático é a do uso dos perfilhos que nascem ao redor da planta-mãe ao lado do tronco. Estes perfilhos são separados e cultivados em um viveiro para que enraízem bem e se tornem fortes.

Plantio: É feito no outono ou na entrada da primavera e deve ser feito em covas rasas, em solo bem preparado.

Colheita e Rendimentos: A colheita é realizada após um ano de cultivo, pois o crescimento inicial das babosas é lento.

IMPORTANCIA MEDICINAL: Antibactericida, prevenção ao câncer, anti-hemorrágica, antiinflamatória, bronquite, cicatrizante, purgante, queda do cabelo, tuberculose pulmonar incipiente, entre outras propriedades.

Indicações: Afecções biliares, afonia, alergias, seborréia, anemia, artrite, artrose, asma, bexiga (infecções), bronquite, cabelos (anti-queda, calvície, caspa), cãibras musculares, doenças na gengiva, nos olhos, dores (dente, cabeça, estômago.

Parte utilizada: Folhas (polpa e seiva)

Superstição: Traz boa sorte para dentro de casa e repele energias negativas. Um pano vermelho com algumas gotas do sumo da babosa colocado no carro evita acidentes e roubos.

Estamos na LUA NOVA


Lua não muito propícia para tratos com a terra, por ser a mais neutra de todas. Sua influência nas águas é baixa. Na agricultura recomenda-se, nessa fase, o preparo do solo, adubação, correção de níveis e alguma coisa pode ser feita em termos de semeaduras de hortaliças como repolho, couve, brócolis e desbaste de arbustos. Entra hoje, dia 18, as 18h 44min e vai até o dia 26/09.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

ESCOTISMO É MUITO MAIS DO QUE SE PENSA...

Vídeo produzido pelo Chefe Escoteiro Kinho

Governo cria ranking dos carros mais poluentes, confira!

A maioria dos brasileiros não tem conhecimento dos níveis de poluição emitidos pelos seus carros. Uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente pode começar a mudar esse quadro. Os sites do Órgão Federal e do Ibama disponibilizaram um ranking onde constam os dados sobre os níveis de poluição dos carros fabricados em 2008. De acordo com o ministério, até novembro serão incorporadas informações sobre os veículos 2009.
Aqui estão os cinco primeiros e os cinco últimos modelos da lista, pela ordem de marca, modelo, álc./gas., motor e nota:
1- Chevrolet - Corsa - gas. - 1.4 - 4.8
2- Peugeot - 307 Sedan - álc. - 1.6 - 5.2
3- Citroën - Xsara Picasso - álc. - 1.6 - 5.6
4- Citroën - C3 - álc. 1.4 - 5.6
5- Renault - Scénic - álc. - 1.6 - 5.6
246- Ford - Edge - gas. - 3.5 - 9.1
247- Honda - New Fit LXL - gas. - 1.4 - 9.1
248- Honda - New Fit EX - gas. - 1.5 - 9.2
249- Nissan - Tiida - gas. - 1.8 - 9.2
250- Ford - Focus - gas. - 2.0 - 9.4


Para conferir a lista completa clique aqui.

Fonte: Portal G1

PEDIGREE® vai alimentar 100 mil cães abandonados com ajuda de internautas



Campanha "Adotar é tudo de bom" lança na internet o vídeo "Ajude-nos a ajudá-los", que para cada vizualização dentro do site YouTube, repassará um pote de ração para alimentar cães que ainda não encontraram um lar. O novo filme foi criado com o propósito de conscientizar as pessoas para a realidade dos cachorros abandonados e informar os pilares da campanha.

"Com esta ação vamos alcançar os quatro cantos do país e conscientizar uma infinidade de internautas para esta causa tão importante. Quando completarmos a marca de 100 mil acessos, realizaremos a doação para os abrigos participantes", explica Cynthia Schoernadie, gerente responsável pelo programa PEDIGREE Adotar é tudo de bom. Clicando no link abaixo, você pode assistir e fazer sua parte no auxílio aos cães que ainda não encontraram um lar.


Participe desta campanha!!!

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Feira de mudas no Giassi é um sucesso!


Mais uma vez os nossos parabéns à Léia Giassi e à Rede de Supermercados Giassi pela realização da feira de mudas. Ações como esta justificam e credenciam o trabalho do nosso Projeto Quati. Objetivos idênticos de disseminar as espécies nativas da Mata Atlântica fazem dos Supermercados Giassi e Projeto Quati, parceiros naturais, lembrando que as primeiras 500 mudas do Projeto, foram doadas pelo Grupo Giassi. Esperamos, esse ano, que se repita tal gesto.

A natureza agradece!

Verde Natural convida: Mais uma do Projeto Cão Amigo!


Mais uma ação interessante está sendo preparada pelo Projeto Cão Amigo para a conscientização da "posse responsável". Muito bom! É disso que os cães precisam. No dia 17 de outubro será realizada uma caminhada para promover a Semana do Cão. Saindo as 10h da frente da S.O.S. Animal (na rua 7 de Setembro), seguindo pela Rua Cel. Marcos Rovaris, até a Praça da Juventude, terminando ao meio-dia. Convidamos a todos para participarem desta caminhada. E não esqueçam...Levem seus cães! Afinal, somos todos responsáveis.