sábado, 3 de outubro de 2009

4 DE OUTUBRO, DIA MUNDIAL DOS ANIMAIS



Aprisionar animais é um crime contra sua existência. Todos os seres vivos merecem respeito!



sexta-feira, 2 de outubro de 2009

ATUALIZAÇÃO DOS HOSPEDEIROS DO PROJETO QUATI

Acompanhe a atualização dos hospedeiros do Projeto Quati, semanalmente, aqui no blog.

Aves mortas são despejadas em estrada

Conforme matéria publicada no Jornal da Manhã do dia 30/09, cerca de 1.500 aves mortas foram desovadas em uma estrada. O local fica logo após Recreio do Trabalhador, divisa entre as comunidades Rio Fiorita e Montanhão, município de Siderópolis.

Foi o mau cheiro que chamou a atenção dos moradores, que acionaram a vigilância sanitária.

É de se espantar que uma prática primária como a simples desova aconteça, ainda, nos dias de hoje. Tudo isso pela mera preguiça de cavar um simples buraco para enterrar os animais mortos. Que barbaridade...

Estamos na: LUA CHEIA


Fase em que a influência da lua sobre a terra chega ao ponto máximo, depois de sofrer os efeitos da minguante. Essa fase é propícia para o plantio de repolho, couve-flor, alface, e, além das hortaliças, a lua cheia é ótima para o plantio de flores.


É importante frisar que, nesta época, a seiva se encontra na copa das plantas (ramos e folhas).


A fase cheia da lua também é a melhor para colher frutos, pois estes estão mais suculentos, devido a maior quatidade de seiva. Vale a pena lembrar, ainda, que os insetos se manifestam mais nessas luas fortes.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Seminários irão preparar Programa Estadual de Espécies Exóticas Invasoras

Iniciativa da FATMA está prevista no Código Estadual do Meio Ambiente.

A Fundação do Meio Ambiente (FATMA) dá início nesta quarta-feira (9), em Joinville, a uma série de seminários regionais preparatórios ao Programa Estadual de Espécies Exóticas Invasoras.

A iniciativa prevê a participação de diversas organizações no debate, e está prevista no disposto nos Artigos 250 - inciso II, 251, 252 e 290 – inciso III, letras “A” e “B”, do Código Estadual do Meio Ambiente.

O tema ‘Espécies Exóticas Invasoras’ tem merecido a atenção dos mais diversos setores responsáveis pela conservação ambiental, saúde, produção rural e de prestação de serviços. Os impactos de sua presença são evidentes quando competem com espécies nativas, promovendo perda de biodiversidade em ambientes naturais ou danos à saúde e ainda, prejuízos econômicos.
CASUARINA: boa para o homem, porém, terrível para o Meio Ambiente. Aniquila com a restinga!
Em busca de sombra para os moradores no início da década de 70, em um dos trechos mais bonitos do litoral sul catarinense, de aproximadamente 30 km, foi implantada a casuarina nas dunas. Hoje o desastre é impressionante.

A restinga, vegetação nativa que recobre as dunas, não suporta o sombreamento causado pelos pinheiros. Cabe aí uma ação urgente de Ibama, Fatma, Prefeituras ou outros órgãos competentes que tenham a real preocupação em preservar a restinga.

Esse, no futuro, será mais um projeto ambiental com selo da Verde Natural: Viva a Restinga!

Interessante: Presidente da Fatma, Murilo Flores, publica artigo sobre estratégia ambiental

"O debate ambiental ganha força quando os eventos climáticos catastróficos ocorrem no Estado."

Estratégia ambiental (*)Murilo Flores Presidente da FATMA

O debate ambiental ganha força quando os eventos climáticos catastróficos ocorrem no Estado. Falta ao Estado uma estratégia ambiental. Falta definir um plano de ocupação de seu espaço, através da análise ambiental estratégica, que define as áreas onde empreendimentos podem ser alocados, com menor risco ambiental. Falta uma estrutura de fiscalização ambiental moderna, voltada tanto à educação ambiental quanto à repressão, para que se cumpra a legislação ambiental. Falta uma coordenação e um núcleo de inteligência para a questão ambiental.

Os principais problemas ambientais do Estado estão nos seguintes campos: contaminação dos rescursos hídricos; ocupação desordenada do espaço urbano e rural; desmatamento ilegal; falta de ações articuladas de monitoramento e prevenção dos eventos catastróficos. Mas o Estado possui competência para enfrentá-los. Possui quadros técnicos de alto nível (EPAGRI, FATMA, UFSC. UDESC), uma Defesa Civil respeitada e uma capacidade institucional de definir políticas.

Porém, é necessária a organização de algumas ações para concretizar esse potencial. No curto prazo, a formação d0 Instituto de Meteorologia, Climatologia, a partir da estrutura do CIRAM/Epagri, do Instituto de Gestão das Águas, incluindo o Laboratório de Balneabilidade da FATMA. O CIRAM acumula, em parceria com a FUNDAGRO, experiência de monitoramento meteorológico, das condições hidrológicas de lagos e de vazão dos rios. A FATMA tem a credibilidade das informações das condições das águas do mar. Montar um conjunto de laboratórios, a partir dessas estruturas, que reúna a competência necessária, é absolutamente estratégico.

No médio prazo, a constituição de uma Secretaria de Meio Ambiente, capaz de coordenar as estratégias políticas e ter, como suporte, uma FATMA reformulada e o citado Instituto reunindo as competências científicas necessárias. Isso já seria um bom começo para a melhor gestão socioambiental em Santa Catarina.

O artigo acima foi publicado pelos Jornais Diário Catarinense e Notícias do Dia em suas edições da última quarta-feira, 16 de setembro.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Estimativa do clima para a semana

O tempo para esses próximos dias é de relativa intensidade de nuvens sobre o estado de Santa Catarina, principalmente ao Leste e Sul. A tendência para o município de Içara é apresentar chuvas entorno dos 20mm, durante toda a segunda-feira (28/09), com possibilidade de diminuir até a tarde de terça-feira (29/09), no entanto, com chances de retornar a chover na quarta-feira (30/09). Nesses dias poderá ocorrer aumento dos ventos a partir da noite de segunda-feira, estendendo-se até a manhã de terça-feira, com ventos no sentido Sul-Nordeste. Fica um alerta, estima-se que com o aumento das nuvens e dos ventos poderá haver tempestades isoladas. A temperatura tenderá a cair dos 25°C para os 12°C para esses próximos três dias.