quarta-feira, 7 de abril de 2010

Morte dos carás ainda sem solução definitiva

Permanece a incerteza sobre a mortantade dos peixes em Içara. De acordo com o biólogo da Fundai, Ricardo Garcia, a análise das águas das lagoas estavam dentro dos padrões do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), tanto na Lagoa dos Esteves, quanto na Lagoa do Faxinal.



Após pré-análise biológica, ficou a suspeita de uma possível doença bacteriológica, pelas características dos sintomas apresentados pelos peixes: hemorragia interna, vermelhidão das nadadeiras peitoral e anal e a presença de um microcustáceo, parasita de peixes.

Esse microparasita é uma espécie exótica, mas já é comum em nossas lagoas e está presente em várias espécies de peixes. Não chega a ser considerado perigoso, salvo os casos em que é registrada uma superpopulação.

O que chama a atenção, é que de acordo com o veterinário da Epagri, não existe risco de contaminação humana no caso de ingestão da carne dos peixes.

Em todo caso, para ter um resultado definitivo sobre a causa da morte, é necessário realizar a coleta dos espécimes vivos e remetê-los para análise em Florianópolis, no laboratório da Ufsc.

No entanto, a questão burocrática está entravando a realização desse processo. Os exemplares devem ser levados vivos para Florianópolis, para isso devem ser tarrafeados. Mas para que isso ocorra, é necessária uma "autorização" do Ibama.

Enquanto isso, fazer o quê?

Fique ligado, o Verde Natural continuará buscando a definição do problema.