terça-feira, 16 de março de 2010

Fique atento ao cronograma de vacinação contra a GRIPE A

O Ministério da Saúde divulgou o cronograma de imunização contra a gripe A (H1N1). Serão 83 milhões de doses da vacina. O governo estima imunizar 62 milhões de brasileiros. Confira o cronograma abaixo:

clique para ampliar


Veja a lista de doenças crônicas:


- Obesidade grau 3 - antiga obesidade mórbida (crianças; adolescentes e adultos);
- Doenças respiratórias crônicas desde a infância (exemplos: fibrose cística, displasia broncopulmonar);
- Asmáticos (formas graves);
- Doença pulmonar obstrutiva crônica e outras doenças crônicas com insuficiência respiratória;
- Doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória (exemplo: distrofia neuromuscular);
- Imunodeprimidos (exemplos: pacientes em tratamento para aids e câncer ou portadores de doenças que debilitam o sistema imunológico);
- Diabetes mellitus;
- Doença hepática (exemplos: atresia biliar, cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática e/ou terapêutica antiviral);
- Doença renal (exemplo: insuficiência renal crônica, principalmente em pacientes com diálise);
- Doença hematológica (hemoglobinopatias);
- Pacientes menores de 18 anos com terapêutica contínua com salicilatos (exemplos: doença reumática auto-imune, doença de Kawasaki);
- Portadores da Síndrome Clínica de Insuficiência Cardíaca;
- Portadores de cardiopatia estrutural com repercussão clínica e/ou hemodinâmica (exemplos: hipertensão arterial pulmonar, valvulopatias, cardiopatia isquêmica com disfunção ventricular).

Fonte: Ministério da Saúde

segunda-feira, 15 de março de 2010

Alerta Içara: GRUPO ESCOTEIRO PODE FECHAR AS PORTAS

O Grupo Escoteiro Djalma Escaravaco, com uma belíssima história de 36 anos ininterruptos de trabalho voluntário no município de Içara, está em vias de encerrar suas atividades por falta de apoio e participação.

Na tarde do último sábado (13), foi tomada a decisão de prorrogar o retorno das atividades para o mês de agosto.

Esse prazo de seis meses servirá para a derradeira tentativa de evitar o pior, ou seja, o fechamento formal do Grupo Escoteiro e o consequente procedimento burocrático para esse fim.

O Grupo sempre encontrou dificuldades para manter suas portas abertas para Içara pelo fato de ser um trabalho voluntário, de alta responsabilidade e que deve ser desempenhado por pessoas qualificadas.

Os últimos cinco anos foram desanimadores. A falta de envolvimento dos ex-membros, aliada ao descaso do sistema municipal de ensino, que enxerga o Escotismo como uma coisa menor e desnecessária, tornou insustentável a luta de meia dúzia de heróis, que tentam a todo peso manter o Grupo aberto.

O encerramento das atividades do Grupo Escoteiro não ocorreu antes, devido a um providencial convênio realizado com Sindicato da Indústria da Extração de Carvão de Santa Catarina - Siecesc, para recuperação da estrutura física da sede escoteira e aquisição de materiais para o desenvolvimento de atividades, já que em Içara, esse apoio jamais foi obtido.

Em comunidades mais conscientes, o envolvimento e o apoio do Poder Público ao Método Escoteiro é sólido e constante, visto que as pessoas percebem que a existência de um Grupo Escoteiro na cidade é um privilégio, haja visto que em todo o estado de Santa Catarina existem por volta de 100 grupos escoteiros.

Por três vezes apenas, ao longo de 36 anos, o Poder Público fez algo consistente pelo Grupo Escoteiro de Içara. No início da década de 80, ao ceder o terreno onde encontra-se a sede do grupo até os dias de hoje. Em 1988, ao terminar a estrutura física da sede e, por último, em 1996, quando equipou o Grupo para que os escoteiros pudessem participar de uma atividade estadual.

Esperamos que a comunidade de Içara se senbilize com a causa e evite que o pior aconteça.

Participe da resistência fazendo contato através dos seguintes canais: