sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Além de devastar o meio ambiente, oleiros transformam as estradas em um caos


Se não houver uma fiscalização ostensiva da Administração Municipal de Içara, através da Fundai, Içara vai se transformar em verdadeiro queijo suíço, totalmente emburacada.


Isso porque os oleiros e ceramistas de telhas retiram o barro de terras do município, não tampam os buracos e, devido o peso do material, acabam deixando as estradas intrafegáveis.


Os locais onde eles retiram o barro estão se transformando em grandes açudes, arma-dilhas aos municípes, que tem que conviver com a degradação ambiental sem que haja fiscalização da Fundai.



Fonte: blog Jornal Içarense

Estudo alerta que o cultivo para biocombustíveis em florestas gera mais CO2 do que evita

monocultura de palmas em área florestal desmatada


Cultivar vegetais para produção de biocombustíveis em terras que antes eram ocupadas por florestas ou pradarias gera muito mais emissões de dióxido de carbono (CO2) do que permite evitar pela substituição de hidrocarbonetos, segundo um estudo da Agência do Meio Ambiente e do Controle da Energia da França (Ademe, na sigla em francês).


O balanço em termos de emissões de CO2 pode ser “catastrófico”, indicam os autores deste relatório dedicado à primeira geração de biocombustíveis.


Pode ficar em duas a quatro vezes mais que com o recurso aos combustíveis de origem fóssil, sobretudo quando se destrói florestas tropicais para produzir óleo de palma.


Reportagem da EFE, em Paris.
Fonte: Portal Eco Debate

COP 15: ONU afirma que negociadores descumprem promessas climáticas de líderes


Os negociadores envolvidos na discussão de um novo tratado climático global não estão cumprindo as promessas feitas por seus líderes, disse um funcionário da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta segunda-feira.



Apesar do rápido avanço em alguns aspectos, algumas questões permanecem em aberto. Segundo Janos Pasztor, chefe da equipe que presta assessoria ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, em questões climáticas. Reportagem da Reuters.


No mês passado, Ban promoveu uma cúpula em que dezenas de líderes mundiais prometeram medidas incisivas no combate ao aquecimento global.


Mas duas semanas de discussões que terminaram na sexta-feira em Bangcoc, na Tailândia, resultaram em poucos avanços no que diz respeito às verbas disponibilizadas para ajudar os países pobres a se adaptarem e ao tamanho das reduções nas emissões de gases do efeito estufa dos países ricos, segundo Pasztor.


“Ainda há uma desconexão entre o que os líderes nacionais dizem nas reuniões de cúpula e o que seus negociadores oferecem”, disse ele em entrevista coletiva.


Pasztor disse que o encontro de Bangcoc resultou em avanços em relação às maneiras de ajudar os países pobres a se adaptarem aos efeitos da mudança climática, a receberem tecnologias “limpas” e a reduzirem as emissões geradas pelo desmatamento.


Reportagem de Patrick Worsnip
Reportagem da Reuters

Espécies de água doce são as mais ameaçadas de extinção

O crocodilo está entre as espécies ameaçadas

Taxas de extinção de espécies em água doce são de quatro a seis vezes mais altas do que em habitats marinhos ou terrestres.


Animais e plantas vivendo em rios e lagos são os mais ameaçados da Terra, devido ao colapso de ecossistemas, afirmaram cientistas neste domingo (11).


Eles pediram a criação de uma nova parceria entre governo e a comunidade científica para ajudar a combater extinções causadas pela poluição, aumento de cidades e a expansão da agricultura para alimentar a crescente população, o aquecimento global e espécies invasoras.


Governos de todo mundo haviam firmado um acordo para redução da extinção de todas as espécies até 2010, durante a cúpula de 2002, em Johanesburgo, África do Sul.


"Mau gerenciamento e a crescente necessidade dos homens por água estão levando ecossistemas de água doce ao colapso, tornando as espécies de água doce as mais ameaçadas da Terra", afirmaram os representantes de um grupo de especialistas em biodiversidade, o Diversitas.


As taxas de extinção de espécies em água doce são "de quatro a seis vezes mais altas do que em habitats marinhos ou terrestres." Peixes, sapos, crocodilos e tartarugas estão entre as espécies de água doce ameaçados.


"A meta de 2010 não será atingida", disse Hal Mooney, professor da Universidade de Stanford e presidente da Diversitas.


Diversitas vai se reunir com mais de 600 especialistas na Cidade do Cabo, na África do Sul, entre 13 e 16 de outubro, para discutir maneiras de proteger a biodiversidade.


Líderes do mundo todo concordaram durante a Cúpula de Johanesburgo em 2002 em conseguir uma "redução significativa na atual taxa de perda de diversidade biológica."


No entanto, "mudanças em ecossistemas e perda de biodiversidade continuam a acelerar... Taxas de espécies em extinção estão ao menos 100 vezes maiores do que na era pré-humana e devem continuar a aumentar", disse Georgina Mace, do Imperial College de Londres e vice-presidente do Diversitas, em um comunicado.


Barragens, irrigação e mudanças climáticas que devem perturbar o ciclo de chuvas estão prejudicando habitats de água doce. Canais permitem que plantas, peixes e outras espécies e doenças cheguem a novas regiões.


Fonte: abril.com

Estimativa do clima


O tempo permanecerá instável, com muita nebulosidade para esta sexta-feira (16), tendo pouca possibilidade de chuva.

A temperatura ficará agradável, em torno dos 18°C e 20°C, com leve tendência a diminuir. Os ventos predominam fracos no sentido nordeste sul.

O final de semana poderá apresentar chuva intensa no sábado. Mas, no domingo, há grande possibilidade de abertura de sol.

No entanto, o clima pode mudar a partir de segunda-feira (19), com chuvas intensas e ventos moderados.

Fonte Inpe / CPTec

Planta da semana: AIPO ou SALSÃO


RICA EM - Vitamina A, B1, B2, B5, C, E, magnésio, ferro, cloreto de sódio.

É um vegetal já conhecido antes dos Gregos e romanos. Na Grécia, o aipo coroava os vencedores dos nemeus, triunfalmente celebrados em homenagem a Hércules.

Os gregos, até hoje ainda consideram o aipo um amuleto e vegetal que atrai riquezas.

Originário da Europa e muito cultivado no Brasil, erva bienal com raiz fibrosa, flores esbranquiçadas, frutos pequenos e odor aromático forte.

Usado na alimentação em saladas e outros pratos, o aipo é também medicinal usado para distúrbios gástricos, diurético, bexiga, gota, nefrites, rins, reumatismo e flatulência.

O aipo é também uma planta usada nas inapetências (falta de apetite) e como alimento indicado para quem sofre de artrite, reumatismo ou ácido úrico como uso tópico, é usado como colírio, cicatrizante de ulceras também usadas em gargarejos.

O aipo, no Brasil, é mais cultivado nos estados do sul. Toda a planta exala um forte odor agradável.

Estamos na lua: NOVA


Nessa fase a lua começa a influir sobre a terra, aumentando quantidade de seiva no caule das plantas, por isso não é uma lua boa para realizar podas, a cicatrização é mais demorada.

Planta-se couve, cebolinha, ervas medicinais. Também é boa para o plantio de árvores cujo objetivo é a produção de madeira.

Não é recomendado o plantio de repolho, chicória, alface, couve chinesa, pois a lua nova não tem boa influência no plantio de leguminosas de folhas aglomeradas.

Fruta: UVAIA


O nome uvaia deriva do tupi: ubaia ou ybá-ia e quer dizer fruto azedo. É típica da Mata Atlântica ocorrendo de São Paulo ao Rio Grande do Sul.

A árvore tem de seis a 13 metros de altura e geralmente tem um tronco único ou bifurcado, com no máximo de 50 centímetros de diâmetro.

A uvaia tem alto teor de vitamina C (cerca de quatro vezes mais do que a laranja). Tem a polpa muito delicada, com a casca bem fina, de um amarelo-ouro ligeiramente aveludado.

O aroma é suave e muito agradável. Um dos grandes problemas desse fruto é que a massa, oxida e resseca com facilidade, por isso não é muito encontrada em supermercados.

A uvaia é utilizada em projetos de reflorestamento (áreas degradadas, preservação permanente e plantios mistos) e paisagismo (ornamental e pomar doméstico). Sua madeira é empregada apenas localmente para moirões, estacas, postes e lenha.

Seus frutos são comestíveis e muito apreciados para o consumo na forma de sucos, razão pela qual é largamente cultivada em pomares domésticos.

São também avidamente consumidos por várias espécies de pássaros, o que a torna bastante recomendável para reflorestamentos heterogêneos destinados à recomposição de áreas degradadas de preservação permanente.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

VERDE NATURAL COMPLETA 1000 ACESSOS


CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR


Às vésperas de completar um mês no ar, o blog VERDE NATURAL já registra um total de 1000 acessos, prova concreta de que estamos no caminho certo e de que o trabalho que vem sendo realizado pela equipe é de qualidade.


Agradecemos aos nossos leitores pela consideração e pela compreensão. E, desde já, a EQUIPE VERDE NATURAL se compromete em buscar, cada vez mais, inovar e informar com qualidade.

Brasil é 3º país em número de projetos de corte de CO2


O Brasil é o terceiro país do mundo em número total de projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), atrás somente da China e da Índia.

Os projetos são uma forma de reduzir as emissões de gases do efeito estufa, que provocam o aquecimento global, em países em desenvolvimento.

O corte de emissões ocorre, por exemplo, com a implantação de tecnologias mais limpas ou a substituição de combustível poluente por outro menos sujo.

Os projetos fazem parte dos mecanismos de flexibilização previstos pelo Protocolo de Kyoto para que os países industrializados atinjam suas metas de redução de emissões de gases do efeito estufa e para que nações emergentes sejam incentivadas a serem mais sustentáveis.

Isso ocorre porque a diminuição das emissões pelos projetos cria a Redução Certificada de Emissões (RCE), espécie de títulos que podem ser comercializados no mercado global.

Como os países industrializados precisam cortar cerca de 5% de suas emissões de gases-estufa até 2012, eles podem adquirir esses títulos para auxiliar no cumprimento de suas metas.

Até agora, existem 5.430 projetos de MDL no mundo. Desse total, o Brasil responde por 417 (8%). A China e a Índia estão na frente, com 37% e 27%, respectivamente.

E atrás do Brasil estão México (4%) e Malásia (3%).Em relação ao potencial de redução de emissão com os projetos, o Brasil também é o terceiro (6%). A China tem sozinha quase metade dos cortes de gases-estufa (48%).

Segundo José Miguez, coordenador-geral de Mudanças Globais de Clima do Ministério da Ciência e Tecnologia, isso ocorre porque os chineses usam muito carvão em sua indústria e para produção de energia, e sua substituição reduz as emissões.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

VERDE NATURAL DENUNCIA: CONTAMINAÇÃO POR AREIA DE FUNDIÇÃO


Empresa localizada no município de Içara está aterrando sua propriedade com areia de fundição.

A areia contaminada, resultado da desmoldagem de peças metálicas em fundições é um grave problema ambiental. E a regeneração das areias de fundição é um tema que vem sendo debatido a mais de 40 anos por estudiosos dessa área.

Aqui em nossa região, por mês, são descartados cerca de 500 toneladas de areia contaminada. Tendo em vista que esse material deve ter um destino e um tratamento correto, pois os danos causados ao meio ambiente podem ser irreversíveis.

Um exemplo do que pode acontecer é a contaminação dos lençois freáticos por metais pesados e a consequente contaminação humana pelos mesmos metais. O correto seria fazer a regeneração dessa areia antes do descarte, ou, após livrar o material da contaminação, reutilizá-lo.

Amanhã, no decorrer do dia, a reportagem da Verde Natural trará mais informações a respeito desse fato.

VERDE NATURAL firma acordo com a FATMA para análise de águas contaminadas



AGORA SIM!!!


Já, inúmeras vezes a equipe de reportagem VERDE NATURAL, durante o seu trabalho de coleta de informações e na atividade de propagação das mudas de frutíferas nativas do PROJETO QUATI, tem verificado vários córregos, riachos, nascentes, lagos, vertentes, com visíveis sinais de contaminação. Sejam eles por coliformes fecais, até mesmo por metais pesados.


Sensibilizados com a situação, nossa equipe visitou na última terça-feira (13), o sr. Alexandre Guimarães, Gerente Regional da Fatma em Criciúma, onde além de serem muito bem recebidos, a equipe VERDE NATURAL firmou um acordo para coleta e análise de águas que forem localizadas em situação de risco por nossa reportagem.


Na ocasião, também foi realizada a doação de 100 mudas de araçá para disseminação pelo PROJETO QUATI, em Içara.

ATUALIZAÇÃO DOS HOSPEDEIROS DO PROJETO QUATI


clique na foto para ampliar



Atualização dos hospedeiros do PROJETO QUATI, agora com 13 CEIs da Rede Municipal de Ensino. Em breve, atualização com as escolas de Ensino Básico.