terça-feira, 18 de maio de 2010

PROFISSÕES VERDES PARA O FUTURO


Amigo leitor, definitivamente estamos no caminho certo quando debatemos a questão ambiental, tanto os seus problemas, quanto seus benefícios.

Hoje, indiscutivelmente, o tema MEIO AMBIENTE é uma realidade mundial. Em consequência disso, surge pelo planeta afora, incluindo o Brasil (um dos países mais adiantados nesta questão), oportunidades no mercado de trabalho para empresas, de pequeno, médio e grande porte, profissionais a serem formados nas mais variadas áreas e ao trabalhador em geral.

Haja visto o exemplo da Petrobrás, que em 2003, apesar do seu gigantismo, tinha apenas 89 funcionários empregados em profissões verdes. Atualmente, num crescendo, a empresa trabalha com cerca de 1400 profissionais, entre analistas ambientais, engenheiros agrônomos e de meio ambiente.

Em Içara, município devastado ambientalmente pelo plantio de fumo, por incrível que pareça, a maioria das empresas fumageiras possuem departamento de meio ambiente. Francamente, não sabemos para quê!

Se existe alguma ação voltada para o meio ambiente, é mínima, lenta e quase imperceptível. Está na hora de tomarmos consciência e assumirmos o nosso papel como comunidade e enxergarmos as oportunidades que as profissões verdes poderão gerar para todos os setores da economia e da sociedade como um todo. Os nossos jovens merecem esta oportunidade!

Em estudo divulgado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), no Brasil, em 2008, os empregos ditos "verdes", somavam 6.73% do total de postos de trabalho formais no país. O que representa cerca de 2.6 milhões de empregos nesta área no país. Fonte: Diário Catarinense

ALGUNS EXEMPLOS DE EMPREGOS VERDES PARA O FUTURO

-Manejo florestal sustentável
-Agrofloresta
-Agricultura orgânica
-Equipamentos e aparelhos eficientes
-Atividades agrícolas sustentáveis de pequena escala
-Energias renováveis
-Reciclagem
-Transporte público e ferroviário com qualidade ambiental

Fonte: Empregos Verdes - Trabalho decente em um mundo sustentável e com baixas emissões de carbono, PNUMA/OIT/OE/OIE/CSI, setembro de 2008