segunda-feira, 23 de novembro de 2009

A QUESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS


A definição de uma comissão permanente de discussão e proposições foi o resultado do 1º Fórum Municipal Lixo & Cidadania, realizado no sábado, no Teatro Rogacionista, do bairro Pinheirinho.


Várias entidades participaram do evento - representantes dos movimentos sociais, ONGs ambientalistas, associação de catadores, poder público e universidade – que teve o objetivo de debater a situação atual da gestão de resíduos sólidos no município de Criciúma.


No primeiro tema da programação, o professor Mario Ricardo Guadagnin, do curso de Engenharia Ambiental, enfatizou as consequências da ausência de gestão integrada de resíduos sólidos no município.


Ele abordou sobre a coleta, tratamentos e destinos finais de resíduos sólidos urbanos, fazendo, principalmente, uma recuperação retrospectiva das implantações e reimplantações de programas de coleta seletiva ocorridas durante as últimas duas décadas (1989-2009).


Unir forças


Conforme Guadagnin, a coleta seletiva com inclusão social é uma oportunidade de unir forças e é de suma importância, desde que tenha o compromisso do administrador público e dos catadores na construção de políticas municipais voltadas para uma gestão participativa dos resíduos sólidos com inclusão social. “É evidente quando se entende a dimensão dos benefícios potencialmente gerados”, destacou.

Fonte: Assessoria de Comunicação Zeca Virtuoso - Unesc

Comentário do Blog: Iniciativa deste porte, bem que poderia ser implantada em Içara. Para que isso aconteça, é necessária a participação firme e decisiva da Prefeitura e Câmara de Vereadores criando condições sociais e econômicas para que possamos tratar melhor o nosso lixo. Afinal, comprovadamente, a coleta seletiva, além de ser ótima para o Meio Ambiente, gera recursos para as classes menos favorecidas.

Entidades como: CDL, ACII, Câmara da Mulher Empresária, UACI, os próprios partidos políticos, independente de estarem ou não no poder, organizações tipo Movimento Içarense pela Vida, devem adotar e patrocinar uma iniciativa desta envergadura. Afinal de contas, o meio ambiente agradece!

Nenhum comentário: