sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Árvore da semana: OS IPÊS


Árvore de grande porte, arredondada e elevada. Troncos de cor pardo-escuro. As espécies neste gênero são importantes como árvores de madeira. A madeira é usada para mobília, e outros usos ao ar livre; é mais denso do que a água (se afunda).

É cada vez mais popular como um material de “decking” devido a suas resistência e durabilidade de inseto. Em 2007, a madeira certificada do ipê tinha-se tornado prontamente disponível no mercado, embora os certificados fossem forjados ocasionalmente.

O Ipê é amplamente utilizado como a árvore decorativa nos trópicos em jardins, nas praças públicas devido à sua florescência impressionante e colorida. São úteis como plantas de mel para abelhas, e são popular com determinados colibris.

A casca de diversas espécies tem propriedades médicas. A casca é secada e fervida então fazendo um chá amargo ou ácido-gosto acastanhado-colorido.

O chá da casca interna de Ipê rosa é um remédio erval é usado tipicamente durante a gripe e a estação fria e facilitando a tosse do fumante. Trabalha aparentemente como o expectorante, promovendo os pulmões para tossir e livrar do muco.

São dotadas de lenho muitíssimo resistente à putrefação. Sua madeira, ainda, é muito dura, e resistente, ela é branca, levemente rosada, uniforme, leve e durável, própria para marcenaria fina. O ipê é considerado árvore nacional.

Nenhum comentário: