sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Fruta: INGÁ


O Ingá, fruto da Ingazeira, é muito procurado pela fauna e pelo homem por suas sementes envolvidas por uma polpa branca e adocicada.

Ingá é um nome de origem indígena, - que significa "embebido, empapado, ensopado", devido talvez à consistência de sua polpa aquosa que envolve as sementes.

Costuma apresentar floração mais de uma vez por ano. São conhecidas cerca de 300 espécies do gênero Inga.

Em geral, os ingás preferem nascer às margens dos rios, devido à grande quantidade de sementes levadas e depositadas nas várzeas pelas enchentes.


Todas as espécies de ingá produzem frutos em vagens, que podem atingir até mais 1 m de comprimento, dependendo da espécie, mas no geral, a maioria das espécies possuem frutos com até cerca de 10 – 30 cm de comprimento.

A polpa que envolve as sementes, denominada em termos corretos de sarcotesta é branca, levemente fibrosa e adocicada, bastante rica em sais minerais, e é consumida ao natural.

Também é usada na medicina caseira, sendo útil no tratamento da bronquite (xarope) e como cicatrizante (chá).

A árvore pode chegar a uma altura de 15 metros, é muito utilizada para sombreamento dos cafezais. A planta prefere solos arenosos perto de rios.

Com flores de coloração branco-esverdeada, a ingazeira frutifica praticamente em todo o ano.

8 comentários:

Anônimo disse...

eu plantei uma ingazeira quanto tempo leva pro primeiro fruto

Anônimo disse...

eu plantei uma ingazeira quanto tempo leva pro primeiro fruto

Unknown disse...

Eu gosto muito dessa fruta tem cheiro de infância, me lembra os tempos de criança, em Ivaiporá no Paraná. Não encontro em SP.

Anônimo disse...

Eitaaaa...deu saudade...tinha no quintal da minha antiga casa em belém...aqui em marabá nao encontrei o ingá!

Unknown disse...

Tenho um pé de inga em casa, ele floresce da fruto, porém o fruto não desenvolve e seca. O q eu faço p q de frutos saudáveis?!

Unknown disse...

Já tenho pé de Ingá preciso de um pé de acerola obrigada!


Unknown disse...

EuTambém gostaria de adquirir um pé de siriguela

Unknown disse...

Eu também gostaria de adiguiri um pé de inga