quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Conselho define normas para inspeção de veículos

O Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) vai publicar, após reunião em Brasília nos dias 20 e 21, as normas que obrigam a inspeção obrigatória em todos os veículos em circulação no País.

A regra vai abranger veículos automotores, motociclos e veículos similares, independentemente do tipo de combustível. O veículo que não passar pela inspeção terá seu licenciamento bloqueado.

Os órgãos estaduais e municipais de meio ambiente terão 12 meses para apresentar aos conselhos estaduais de meio ambiente o seu plano de inspeção, que deverá ter por base o monitoramento da qualidade do ar.

A inspeção veicular vai verificar, entre outros pontos, falhas de manutenção e alterações do projeto original que provoquem aumento na emissão de poluentes.

De acordo com a Universidade de São Paulo, a poluição é responsável por mais de 200 tipos doenças, como incapacidade mental, estresse, derrame, sinusite, câncer na tireóide, angina, diabetes, doenças isquêmicas e infertilidade, informa a assessoria de comunicação do Ministério do Meio Ambiente.

DiárioNet

Nenhum comentário: