sexta-feira, 16 de outubro de 2009

COP 15: ONU afirma que negociadores descumprem promessas climáticas de líderes


Os negociadores envolvidos na discussão de um novo tratado climático global não estão cumprindo as promessas feitas por seus líderes, disse um funcionário da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta segunda-feira.



Apesar do rápido avanço em alguns aspectos, algumas questões permanecem em aberto. Segundo Janos Pasztor, chefe da equipe que presta assessoria ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, em questões climáticas. Reportagem da Reuters.


No mês passado, Ban promoveu uma cúpula em que dezenas de líderes mundiais prometeram medidas incisivas no combate ao aquecimento global.


Mas duas semanas de discussões que terminaram na sexta-feira em Bangcoc, na Tailândia, resultaram em poucos avanços no que diz respeito às verbas disponibilizadas para ajudar os países pobres a se adaptarem e ao tamanho das reduções nas emissões de gases do efeito estufa dos países ricos, segundo Pasztor.


“Ainda há uma desconexão entre o que os líderes nacionais dizem nas reuniões de cúpula e o que seus negociadores oferecem”, disse ele em entrevista coletiva.


Pasztor disse que o encontro de Bangcoc resultou em avanços em relação às maneiras de ajudar os países pobres a se adaptarem aos efeitos da mudança climática, a receberem tecnologias “limpas” e a reduzirem as emissões geradas pelo desmatamento.


Reportagem de Patrick Worsnip
Reportagem da Reuters

Nenhum comentário: