sexta-feira, 25 de setembro de 2009

As árvores do Quati: GRUMIXAMA

Nome Popular: grumixameira, grumixama.
Nome Científico: Eugenia brasiliensis La M.
Família Botânica: Myrtaceae

Origem: Brasil – Mata pluvial Atlântica.

Característica da Planta: Planta pioneira. Com árvore de até 7m de altura, com tronco curto e copa de forma piramidal. Folhas duras, de coloração verde-escura. Flores brancas, pequenas, surgindo de setembro a novembro. Além de atrair abelhas e pássaros possui ótimas características para paisagismo pelo seu pequeno porte e formato da copa.

Fruto: Arredondados, achatados nas extremidades, com casca lisa, de coloração amarela ou roxo-escura, quase preta, manchada de vermelho na maturação. Polpa suculenta envolvendo 2 sementes esbranquiçadas, frutifica de novembro a janeiro.

Cultivo: Propaga-se por sementes e adapta-se bem em qualquer tipo de clima e solo, resistindo bem a geadas. Possui crescimento rápido. É bastante cultivada para a produção de frutos, saborosos e consumidos principalmente ao natural.

IMPORTÂNCIA MEDICINAL: É uma fruta indicada para benefícios de curar várias doenças, estimulante do apetite, reanimadora, combate males inflamatórios da boca, garganta, intestinos. O fruto é energizante, revitalizante e aumenta a excreção pela urina.

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa tarde

Gostaria de contactar produtores de mudas de Grumixama,contatos: carusopc@hotmail.com, ou tel 11 78679512.
Pascoal Caruso