sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Poluição sonora é questão ambiental sim!

A poluição sonora acontece quando um som é colocado a uma altura acima do limite saudável permitido. Dependendo da intensidade e frenquência de exposição, pode causar danos permanentes ao ser humano.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o limite para um som não causar prejuízos à audição humana é de 50 db (decibéis – unidade de medida do som), a partir desse valor, os efeitos negativos começam a surgir.

Por exemplo, segundo o site
Sua Pesquisa, o nível de ruído provocado por uma torneira gotejando é de 20 db, de uma conversa tranqüila é de 40-50 db, o secador de cabelo chega a 90 db, um motor de caminhão funcionando atinge 100 db, uma turbina de avião a toda rotação 130 db, show musical, próximo às caixas de som, pode ficar acima de 130 db.

A poluição sonora pode causar dificuldades para dormir, estresse, perda da audição, agressividade, dores de cabeça, entre outros fatores. O site
Onda Verde FM mostra como os efeitos negativos da poluição sonora podem refletir em nosso organismo e diz ainda o que devemos fazer para evitar o máximo a exposição a esses ruídos.

Um comentário:

Unknown disse...

interessante.....

falar sobre poluição sonora é muito importante porque as pessoas parece que se acostumam com o barulho.... pergunto? Você já chegou em casa algum dia e sua família está assistindo TV, mais você (que acabou de chegar) percebe que o som está alto, quando você fala, ai é que eles vão perceber que realmente está.

bem isso acontece comigo sempre... minha mãe parece que esquece do botão volume - - - - ..... heheh
óbvio que já aconteceu comigo também, mais é porque a gente se acostuma com o som..... bem esse foi só um exemplo...

beijão galera da Verde Natural o blog ficou muito bonito .... e as matérias estão bem legais.....
gostei!!!!