segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Unesc deve produzir Plano Diretor para mineração na região

O disciplinamento da extração de recursos minerais na região é o objetivo do Plano Diretor de Mineração para a Região Metropolitana de Criciúma, que a Unesc deverá realizar a partir deste ano.

Um documento para este fim assinado pela Amrec e Amesc foi enviado ao DNPM (Departamento Nacional de Pesquisa Mineral), do Ministério de Minas e Energias, solicitando que a universidade seja definida como executora do projeto, previsto para ficar pronto em dois anos.

O assunto entrou em pauta na terça-feira na reitoria, em reunião do reitor Gildo Volpato com os prefeitos Douglas Warmling e Alex Sandro Bianchini, presidentes respectivos das duas associações de municípios, que assinaram ofício indicando a Unesc como executora do projeto.

O Plano Diretor de Mineração, segundo o diretor do Ipat, professor Elídio Angioletto, consta nos planos diretores dos municípios da região. Sua realização compreende várias etapas, do diagnóstico inicial sobre as atividades de mineração em curso à criação de um sistema de informações geográficas.

"Também será elaborado um mapa comentando sobre as potencialidades, conflitos e restrições da atividade de mineração, a partir do cruzamento do mapa síntese de áreas mineradas e de interesse para o setor com o mapa síntese de Unidades de Conservação", informou.

Fonte: Jornal da Manhã

Nenhum comentário: