segunda-feira, 15 de março de 2010

Alerta Içara: GRUPO ESCOTEIRO PODE FECHAR AS PORTAS

O Grupo Escoteiro Djalma Escaravaco, com uma belíssima história de 36 anos ininterruptos de trabalho voluntário no município de Içara, está em vias de encerrar suas atividades por falta de apoio e participação.

Na tarde do último sábado (13), foi tomada a decisão de prorrogar o retorno das atividades para o mês de agosto.

Esse prazo de seis meses servirá para a derradeira tentativa de evitar o pior, ou seja, o fechamento formal do Grupo Escoteiro e o consequente procedimento burocrático para esse fim.

O Grupo sempre encontrou dificuldades para manter suas portas abertas para Içara pelo fato de ser um trabalho voluntário, de alta responsabilidade e que deve ser desempenhado por pessoas qualificadas.

Os últimos cinco anos foram desanimadores. A falta de envolvimento dos ex-membros, aliada ao descaso do sistema municipal de ensino, que enxerga o Escotismo como uma coisa menor e desnecessária, tornou insustentável a luta de meia dúzia de heróis, que tentam a todo peso manter o Grupo aberto.

O encerramento das atividades do Grupo Escoteiro não ocorreu antes, devido a um providencial convênio realizado com Sindicato da Indústria da Extração de Carvão de Santa Catarina - Siecesc, para recuperação da estrutura física da sede escoteira e aquisição de materiais para o desenvolvimento de atividades, já que em Içara, esse apoio jamais foi obtido.

Em comunidades mais conscientes, o envolvimento e o apoio do Poder Público ao Método Escoteiro é sólido e constante, visto que as pessoas percebem que a existência de um Grupo Escoteiro na cidade é um privilégio, haja visto que em todo o estado de Santa Catarina existem por volta de 100 grupos escoteiros.

Por três vezes apenas, ao longo de 36 anos, o Poder Público fez algo consistente pelo Grupo Escoteiro de Içara. No início da década de 80, ao ceder o terreno onde encontra-se a sede do grupo até os dias de hoje. Em 1988, ao terminar a estrutura física da sede e, por último, em 1996, quando equipou o Grupo para que os escoteiros pudessem participar de uma atividade estadual.

Esperamos que a comunidade de Içara se senbilize com a causa e evite que o pior aconteça.

Participe da resistência fazendo contato através dos seguintes canais:

Nenhum comentário: