terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

ENTREVISTA MÁRCIO TORETTI – DEFESA CIVIL DE IÇARA – 09/02/10

VERDE NATURAL – EXISTE ALGUM PROJETO PREVENTIVO POR PARTE DA DEFESA CIVIL PARA PREPARAR A POPULAÇÃO PARA AS ENCHENTES?

MARCIO TORETTI – O município de Içara tem problemas crônicos. Onde enche, enche sempre! Já havia algum tempo que não acontecia mais. Mas com tanta chuva, encheu e foram três vezes. Nós trabalhamos com metereologistas para prever as tempestades, usamos a estrutura da Secretaria de Obras para fazer a limpeza dos canais, córregos e bocas de lobo para, pelo menos, tentar evitar que as cheias aconteçam, mas com tanta água, fica complicado.


V. N. – A DEFESA CIVIL GESTIONA JUNTO À SECRETARIA DE OBRAS A LIMPEZA DAS BOCAS DE LOBO, CÓRREGOS, RIOS E CANAIS DO MUNICÍPIO?

TORETTI – A Secretaria de Obras ainda não parou com as limpezas. Desde a última enxurrada estamos dando manutenção. Esse trabalho começou em janeiro e no outro ano não foi diferente, Porque a cada chuva que cai entope tudo novamente.

V. N. – QUE TIPO DE SUJEIRA É MAIS COMUMENTE RETIRADO NESSES TRABALHOS DE LIMPEZA E MANUTENÇÃO?

TORETTI – Areia, inclusive de construções, muito areão, garrafa pet, lixo, animais mortos. Muitas pessoas têm como hábito varrer a sujeira da frente de suas casas para dentro das bocas de lobo, ou jogar entulho dentro dos rios e córregos.

V. N. – A DEFESA CIVIL TEM ALGUM PROJETO DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA QUE AS PESSOAS NÃO DEPOSITEM LIXO E ENTULHO NESSES LOCAIS E POR CONSEQUÊNCIA AUXILIEM NA PREVENÇÃO DAS CHEIAS?

TORETTI – Não, infelizmente não contamos com esse tipo de trabalho, que seria fundamental. Mas infelizmente nos falta material humano para poder por em prática, porque a Defesa Civil, no caso, começou a tentar se estruturar agora, com cursos de capacitação para poder atender ao município.

V. N. – QUEM FAZ PARTE DA DEFESA CIVIL HOJE?

TORETTI – Cinco pessoas fazem a Defesa Civil do município de Içara na atualidade. Na superintendência está Walterney Réus, ele é o responsável e responde pela Defesa em casos de emergência. Eu (Marcio Toretti), que recebi autonomia do prefeito para envolver os órgãos municipais, além de dar os alertas para a população e focar na previsão do tempo, o Neyzinho, da Secretaria de Obras, que me acompanha nessas funções, além de uma enfermeira que faz parte do bombeiro voluntário e um responsável pelo serviço burocrático. Nenhuma entidade faz parte da Defesa Civil.

V. N. – NO CASO DE UMA CATÁSTROFE, QUAL É O PROCEDIMENTO?

TORETTI – Nós acionamos a Secretaria de Obras, o Corpo de Bombeiros e, dependendo da dimensão, acionamos a Defesa Civil Estadual, que vem para coordenar as ações.

V. N. – A DEFESA CIVIL TEM QUE, NECESSARIAMENTE, ESTAR VINCULADA AO PODER PÚBLICO MUNICIPAL?

TORETTI – Hoje a Defesa pode ser considerada uma parte da prefeitura, ela tem que ser. Se não houver a mão do Poder Público, a Defesa não caminha. Tanto é que sempre tem funcionário da prefeitura na coordenação e a estrutura que nós utilizamos é a estrutura do município. O correto seria criarmos um fundo da Defesa Civil, para termos um depósito para os nossos materiais (materiais de prevenção), o que ainda não dispomos. Nesse momento deu uma “esfriada”, existem outros projetos em pauta.

Entrevista: Rafaela Cardoso
Foto: Lucas Lemos - Canal Içara

Nenhum comentário: