quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

A doutora do tempo

O que a oscilação da temperatura tem a ver com a lotação dos hospitais públicos? A meteorologista paraibana Micheline Coelho criou um programa que permite calcular como as atuais mudanças climáticas estão afetando a nossa saúde.

A meteorologia da saúde já foi testada em 15 capitais e, até o início do próximo ano, estará disponível nas restantes. “Se a direção de um hospital sabe que daqui a três dias o tempo vai mudar, ela pode realocar profissionais, providenciar leitos e medicações para suprir a demanda de pacientes e salvar vidas”, afirma.

Os fenômenos extremos, como ondas de frio fora de época ou muita chuva na estação seca, são provas do desequilíbrio.” Nos centros urbanos, os gases poluentes emitidos por veículos e indústrias concentram o calor. O aquecimento faz com que as chuvas cheguem com mais força e rapidez, causando tempestades e inundações.

Segundo pesquisa realizada a partir de 2005 pela Faculdade de Medicina da USP, as mudanças bruscas de temperatura matam de 50 a 100 pessoas por ano nas ondas de frio em São Paulo. Com o excesso de calor, morrem de 30 a 60 pacientes por ano. As causas mais comuns são infarto, derrame, acidente vascular cerebral e pneumonia.


Fonte: Planeta Sustentável

Nenhum comentário: