quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Poluição de canal em Balneário Camboriú com óleo de cozinha causa prejuízo de R$ 25 mil à prefeitura


A prefeitura de Balneário Camboriú teve prejuízo de cerca de R$ 25 mil com o trabalho de contenção e remoção do óleo vegetal que vazou nas galerias pluviais da cidade e atingiu o Canal do Marambaia, no Pontal Norte.

O acidente aconteceu no domingo, quando cerca de 20 mil litros de óleo vazaram de um depósito clandestino no Bairro Ariribá.

As despesas envolvem a confecção das barreiras de absorção e contenção, horas de trabalho normais e extras dos funcionários da Emasa e a contratação da empresa Ecosurb, que forneceu pessoal e equipamento especializado na filtração e sucção da água.

O dono do depósito que teria causado a poluição, Alcemir Miranda, afirma que irá cobrir os gastos que o município teve com a limpeza do canal.

O secretário do Meio Ambiente, André Ritzmann, disse que a fiscalização ainda calcula a multa que deverá ser aplicada, pois Miranda sequer possuía licença para o armazenamento do óleo de cozinha.

— É provável que esse óleo seja o que havia ficado nas paredes das tubulações. Agora está controlado, mas iremos manter duas barreiras de absorção no canal até o final de semana, como prevenção — completou o secretário.

Fonte: Fernando Arruda - Click RBS
Foto: Marcos Porto

Nenhum comentário: