sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

O Lixo nas alturas

Por Ana Echevenguá e Rodrigo Moretti - ONG Eco & Ação


Em 24 de novembro de 2009, o Instituto Eco&Ação, integrante da Procuradoria Ambientalista/ONGs Brasil, realizou um sobrevôo de helicóptero sobre o extremo sul de Santa Catarina. A iniciativa faz parte do projeto de elaboração de um diagnóstico da disposição dos resíduos domésticos e industriais de Santa Catarina.

O sobrevôo teve a cobertura da RBS TV que registrou as imagens colhidas e juntamente com a TV Cultura veicularam reportagem a respeito.

Em duas horas de vôo, foram vistas empresas (algumas que possuem fachada bonita, premiações internacionais pelo bom desempenho) jogando rejeito de sua produção no quintal ou em lugares estrategicamente escolhidos devido à dificuldade de acesso por terra.

Aterros sanitários, contruidos especialmente para tratar o lixo nosso de cada dia, estão em situações precárias. O mal cheiro chegou a atingir a altura de 300 metros e pode ser sentido de dentro do helicóptero.

Um incinerador de lixo hospitalar sem qualquer cuidado com o lixo que recebe. Muito lixo jogado em beira de estrada, zona urbana, e em lugares já degradados pela mineração, escondidos, as vezes, em clareiras na mata. Além de muitas pessoas mexendo no lixo, tentando garantir o sustento da família, em condições sub-humanas.


O instituto Eco & Ação deixa bem claro que esta foi a primeira vistoria deste tipo na região. Mas não será a última! "Contamos com a colaboração dos diversos segmentos da sociedade para que façamos, pelo menos, uma verificação dessas por mês", afirma Ana Echevenguá, coordenadora do programa.

Comentário do Blog: Ações desse porte e desta envergadura, merecem nosso total apoio e divulgação. A questão do lixo sólido, seja doméstico, industrial ou hospitalar, é realmente assustadora o modo como é tratada. Essa causa pertence a todos, à cidadania, aos poderes públicos e, em especial, ao Ministério Público, pois, com a força da lei poderá sanar essa grave questão ambiental.

Coluna retirada do Jornal Agora de sexta-feira, 04/12.
Fotos Ilustrativas

Nenhum comentário: