Iniciativa da FATMA está prevista no Código Estadual do Meio Ambiente.A Fundação do Meio Ambiente (FATMA) dá início nesta quarta-feira (9), em Joinville, a uma série de seminários regionais preparatórios ao Programa Estadual de Espécies Exóticas Invasoras.
A iniciativa prevê a participação de diversas organizações no debate, e está prevista no disposto nos Artigos 250 - inciso II, 251, 252 e 290 – inciso III, letras “A” e “B”, do Código Estadual do Meio Ambiente.
O tema ‘Espécies Exóticas Invasoras’ tem merecido a atenção dos mais diversos setores responsáveis pela conservação ambiental, saúde, produção rural e de prestação de serviços. Os impactos de sua presença são evidentes quando competem com espécies nativas, promovendo perda de biodiversidade em ambientes naturais ou danos à saúde e ainda, prejuízos econômicos.
CASUARINA: boa para o homem, porém, terrível para o Meio Ambiente. Aniquila com a restinga!
Em busca de sombra para os moradores no início da década de 70, em um dos trechos mais bonitos do litoral sul catarinense, de aproximadamente 30 km, foi implantada a casuarina nas dunas. Hoje o desastre é impressionante.
A restinga, vegetação nativa que recobre as dunas, não suporta o sombreamento causado pelos pinheiros. Cabe aí uma ação urgente de Ibama, Fatma, Prefeituras ou outros órgãos competentes que tenham a real preocupação em preservar a restinga.
Esse, no futuro, será mais um projeto ambiental com selo da Verde Natural: Viva a Restinga!